segunda-feira, 10 de junho de 2013

TRIGONOMETRIA AMOROSA – uma poesia matemática

25/09/2012 às 3:31 | Publicado em Canto da poesia | 9 Comentários
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Dizem que é do Millor, mas não tenho certeza. Seja de quem for é bacana.

Às folhas tantas do livro de Matemática,
Um Quociente apaixonou-se
Perdidadamente
Por uma Incógnita.
“Quem és tu?” indagou ele
Em ânsia radicial.
“Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me Hipotenusa.”
Olhou-a com seu olhar inumerável, do Ápice à Base e viu nela uma figura ímpar:
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo ortogonal, seios esferóides.
Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela.
Até que se encontraram
No Infinito.
E falando descobriram que eram
O que, em aritmética, corresponde
A alma irmãs
Primos-entre-si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas senoidais,
nos jardins da quinta dimensão
Escandalizaram os ortodoxos
das fórmulas euclidianas
E os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas
e pitagóricas.
E, enfim, resolveram se casar.
Constituir um lar.
Mais que um lar,
Um Perpendicular.
Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e
diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.
E tiveram muitos filhos:
uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até aquele dia
Em que tudo se torna, afinal,
monotonia.
Eis que surgiu
O Máximo Divisor Comum…
Freqüentador assíduo de Círculos Concêntricos e
Viciosos.
Ofereceu, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.
Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais um Todo,
Uma Unidade.
Era o tão chamado Triângulo,
amoroso.
E desse problema, ela era uma fração, a
Mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a
Relatividade.
E tudo que era espúrio passou a ser
Moralidade.
Como aliás, em qualquer
Sociedade.

3 comentários:

  1. O AMOR é lindo em todas as áreas!!!!!!

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  2. Experiência no ensino de trigonometria, utilizando os recursos do software



    Durante a prática docente, muitos professores já perceberam que somente os números não são suficientes numa aula de matemática. Para que os alunos tenham interesse e atenção nas aulas é necessário que se adote outras maneiras de ministrar, diferente das tradicionais. É necessário que o conteúdo seja apresentado ao aluno com aula expositiva e fixado com exercícios. Mas essa idéia de mudança de metodologia ainda é difícil para muitos professores. O comodismo ainda faz com que muitos não adotem outras maneiras, o que acarreta na deficiência do ensino-aprendizagem do aluno. Isso se dá também devido ao autodidatismo pedagógico imposto à maioria dos licenciados em matemática. E é analisando essa necessidade, de mudar a metodologia, que comprovamos a eficiência do uso dos computadores para o ensino de matemática. Estudos têm mostrado que seu emprego de forma adequada pode levar ao estabelecimento de uma nova relação entre professor e aluno, marcada por uma maior proximidade, interação e colaboração. Os recursos computacionais podem auxiliar a fixação dos conteúdos e estimular assim um maior diálogo entre professor e aluno. Por tudo isso, pensamos em fazer experiências com alunos do Ensino Médio, com o uso de recursos computacionais, utilizando como tema a trigonometria

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  3. Olá Luzia, obrigada por sua contribuição em nosso blog!!!

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